Biblioteca de Projetos

AIDS e Comunidades

O Aids e Comunidades é um projeto estratégico que tem o apoio Ministério da Saúde e conta com a participação de diversos agentes de prevenção, de diferentes territórios do Rio de Janeiro. Através de Fóruns e Grupos de Trabalho, busca aprofundar o debate sobre as necessidades e potencialidades do movimento popular de Aids. O modelo tem se tornado fundamental como meio de esclarecimento e aproximação entre os membros da comunidade e fortalecimento das respostas ao HIV/Aids, tendo o território como base das ações e utilizando recursos locais.

Os Agentes de Prevenção, membros da comunidade que ajudam no enfrentamento da epidemia, podem conseguir a atenção de populações que, por diversas razões – desconfiança em relação a figuras de autoridade e do poder público, histórico de discriminações e violências – não seriam alcançadas. O entendimento, por parte dos agentes, do contexto, cultura, sensibilidades e vulnerabilidades dos moradores daquele território, é um grande trunfo dessa estratégia.

Campo do América, em Mesquita; Vila Tiradentes, em São João de Meriti; Morro do Chapéu, em Nova Iguaçu; Maurimárcia, em Magé, e Complexo da Penha, Morro do Borel, Morro dos Macacos, Batan, Complexo da Maré, Morro dos Prazeres, Complexo do Alemão, Rio das Pedras, Morro do Urubu, Jardim Palmares, Mato Alto; no Rio de Janeiro, estão na lista de locais atendidos pelo projeto.

Iniciativas e Mobilizações 

Afirmando Vozes e Identidades

O projeto Afirmando Vozes e Identidades (AVI) foi realizado em 2011 pelo Grupo Conexão G na comunidade da Maré no Rio de Janeiro e teve como foco a prevenção das DST/HIV, a partir de um novo modelo de intervenção em grupo: a metodologia “Muitos homens, muitas vozes” (3MV), validada na iniciativa piloto do Departamento de DST/AIDS/HV.

pontilhado

Publicações

Confira os materiais da Campanha de Prevenção:

Folders

Cartazes

Realização

Aids-e-Comunidades-Realização